O Festival
É com alegria, apesar de tudo por que Manaus passou em 2021, que chegamos a quarta edição do Olhar do Norte. Um festival que ousa seguir olhando pra frente, acreditando que na região norte há artistas de qualidade e público interessado no cinema que aqui é produzido.
O festival acontece de 21 a 24 de janeiro no Teatro Amazonas.
Neste ano batemos nosso recorde de participantes. 365 filmes de todos os estados do Brasil (a única exceção é o Sergipe) foram inscritos. Destes, 119 são da região norte e 61 do Amazonas. A quarta edição do Olhar do Norte exibirá 24 filmes do Amazonas.
Novamente voltando a falar dos “apesar dos pesares”, chama a atenção que num ano de pandemia, e ainda com as atividades da Ancine paradas, teremos nesta edição do festival o recorde de filmes exibidos. Para sorte de todo mundo, ainda há loucos, como nós, que estão na roubada de viver através do cinema e produzem seus filmes apesar do contexto atual.
A quarta edição também é a nossa primeira no Teatro Amazonas, local que sem dúvida é uma referência para os artistas da cidade, que também no audiovisual foi palco de eventos fundamentais para que hoje tenhamos um grande número de filmes produzidos na nossa região.
Em 2022 a Artrupe completa 10 anos, e temos no Olhar do Norte nossa principal iniciativa. Vemos nele uma oportunidade para contribuir para o amadurecimento de uma cena audiovisual que circula pelos principais festivais brasileiros, e já alcança reconhecimento internacional há alguns anos.
Ir para o site
O Cineclube Olhar do Norte vai exibir curtas e longas-metragens brasileiros todas as quintas-feiras, de 08 de julho a 21 de outubro de 2021, no site www.festivalolhardonorte.com. O projeto visa oferecer ao público filmes brasileiros de destaque em relevantes circuitos nacionais e internacionais, mas que ou não conseguiram chegar às salas de cinema de Manaus ou passaram durante um curto período na cidade.
Cada sessão vai exibir um curta e um longa-metragem, que serão debatidos com o público. Um mediador do www.cineset.com.br, site parceiro do Cineclube, vai conduzir as discussões sobre os filmes exibidos, sua relevância temática e de estilo, além de assuntos relacionados ao mercado audiovisual brasileiro. Nos debates, um(a) representante de cada filme também vai falar sobre o processo de criação e responder a perguntas do público.
O Cineclube é mais uma ação estratégica da Artrupe que, junto com o Festival Olhar do Norte, visa à formação de público, qualificação de profissionais da área e incentivas novos realizadores a produzirem filmes em Manaus.
Ir para o site
Centroso 092 - fotografias César Nogueira
"Uns acham o Centro de Manaus perigoso. Outros não veem nada de interessante nele. Para mim, é a minha casa. Por isso, me inquietavam o medo e o desconhecimento que as pessoas têm da região. A violência eu entendo. Mas como alguém pode dizer que ele não tem nada? O Centro tem vida, tem vibração, tem onda. Centroso 092 pretende questionar essas ideias pré-concebidas sobre o bairro e capta o cotidiano das suas pessoas e de seus lugares a partir de um olhar de dentro."